top of page

Search Engine Optimization: On-Page E Off-Page

SEO significa Search Engine Optimization, a otimização de páginas para os motores de busca – o Google, Yahoo, Bing, entre outros. É um conjunto de técnicas usadas para que os websites se destaquem. Estas técnicas e estratégias são construídas em 3 passos:


  • SEO On-page (no próprio site);

  • SEO Off-page (fora do site, como por exemplo os links externos);

  • SEO Téc­ni­co (na estrutura interna do site).

O SEO pode ser feito para websites, blogs, sites institucionais, landing pages, etc. Todas as páginas da internet podem e devem ter SEO incutido. As técnicas de SEO podem ser divididas entre tecnologia, conteúdo, estrutura, velocidade de carregamento, autoridade da página e se esta é user friendly.


O objetivo da técnica SEO é melhorar o posicionamento das páginas de um site e gerar autoridade digital e tráfego orgânico, isto é, levar os utilizadores a encontrarem as páginas do seu site sem que tenha de colocar anúncios digitais pagos.


De toda a vez que uma página é publicada na internet, os motores de busca (um dos mais importantes nos tempos de hoje – o Googleboot) procuram indexá-la, fazendo com que as páginas indexadas sejam entregues, posteriormente, como resultado de pesquisa para quem fez uma busca pela palavra-chave correspondente. Quanto mais um assunto corresponder eficazmente à palavra-chave colocada no motor de busca, mais o googleboot considerará essa página com autoridade, sempre visando a implementação de outras técnicas de SEO na respetiva página indexada, como backlinks, conteúdos atrativos em vídeos e imagens, carregamento fácil e rápido, entre outros fatores.


Quanto melhor for a posição da página nos resultados de pesquisa SERP (Search Engine Results Page), mais são os visitantes vindos dos motores de busca e, assim, maior é a probabilidade de se conseguir mais conversões. Atualmente, existem milhares de páginas a serem publicadas diariamente na internet, e é justamente isso que faz a concorrência ser tão grande para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. É aí que entra o trabalho de um SEO.


• Quais são os updates do Google?

• O que é Search Engine Optimization On-Page?

• O que é Search Engine Optimization Off-Page?

• Como fazer SEO Off-Page?

• Utilize o guest posts e o co-marketing

• Aplique o redirecionamento nos links quebrados

• Rejeite backlinks duvidosos

• Conclusão



Quais São Os Updates Do Google?



O Que É Searche Engine Optimization On-Page?

O Google atualiza regularmente o seu algoritmo e, atualmente, existem mais de 200 fatores de rankeamento, fato que advém do aumento das páginas na internet. Com o passar do tempo o Google foi melhorando a sua capacidade de compreender a intenção do utilizador, bem como a experiência geral das pessoas ao aceder a uma página.


A combinação entre a compreensão do Google e os fatores de rankeamento é que determina o posicionamento nas páginas da SERP. Por isso é importante aprender SEO e manter-se atualizado com as melhores práticas. SEO On-Page constitui um conjunto de parâmetros avaliados pelo Google, que podem ser verificados dentro de um site, em cada página deste.


O SEO On-Page tem como métricas de otimização os seguintes elementos:


– Conteúdo:

  • fazer menção do produto ou serviço mais recente na sua empresa;

  • utilizar textos curtos e detalhados que guiam os leitores do ponto A ao ponto Z;

  • publicar histórias de sucesso e testemunhos;

  • mostrar ao seu público que se importa com a opinião dele. Pode solicitar a sua opinião por meio de um formulário de pesquisa;

  • utilizar listas, dada a sua apresentação concisa e direta de informações relevantes;

  • disponibilizar posts de blogs convidados;

  • fazer uso de conteúdos de vídeo e imagens;

  • publicar estudos de caso e pesquisa.

– Title & Meta Description


– Heading Tags: As etiquetas de cabeçalho são utilizadas para separar os títulos e subtítulos de uma página. Classificam-se por ordem de importância, de H1 a H6. Geralmente os H1s constituem os títulos. Esta estrutura é importante para o Google.


– Imagens/Vídeos


– Links (URLs)


– HTML: É uma linguagem de marcação = código utilizado na construção de páginas web. Os documentos HTML podem ser interpretados pelos motores de busca. 


– Rich Snippets: São resultados de pesquisa (normalmente na página Google) com dados adicionais na listagem para além dos Title & Meta Description – podem ser comentários, respostas específicas, imagens, resultados locais e muito mais. 



– Experiência do utilizador (UX):

  • Útil,

  • Desejável,

  • Acessível,

  • Utilizável,

  • Valioso,

  • Localizável,

  • Credível.


O Google avalia estes fatores para entender o que as páginas do site descrevem e, assim, pode fazer a indexação correta das mesmas. Além disso, ajudam o motor de busca a perceber se a página oferece uma boa experiência ao utilizador.


O SEO On-Page para wordpress pode ser feito através de alguns plugins, tais como o “Yoast SEO” ou o “Rank Math.” Estes plugins ajudam a colocar e a identificar os parâmetros On-Page. “Se Ranking”  é outra ferramenta que ajuda a verificar outros conteúdos On-Page importantes e que possam estar em falta no site.


Porque O SEO On-Page É Importante?

O SEO On-Page tem como definição priorizar a experiência do utilizador no respetivo site ou página da internet. Por este motivo, é fundamental debruçar-se a fundo sobre o assunto. Muitas empresas, dos mais variados setores de atividade, utilizam os seus sites como ferramenta de comunicação e porta de entrada a clientes, pelo que otimizar o SEO On-Page faz com que a marca atinja uma maior visibilidade e crescimento no respetivo mercado. Um cliente que não permaneça no site é um cliente perdido.


O Que É SEO Searche Engine Optimization Off-Page?

O SEO Off-Page é um conjunto de estratégias desenvolvidas fora do site ou página digital e tem como objetivo a geração de backlinks como retorno. Este tipo de SEO refere-se às táticas de SEO que não envolvam diretamente a atualização ou a publicação de conteúdo no próprio site. Estas estratégias ajudam a aumentar a autoridade, a confiança e a relevância do domínio. Se a página recebe muitos visitantes de buscas diretas pelo nome da marca e ganha vários backlinks ou menções a partir de outros sites, maior autoridade o Google vai atribuir para aquele domínio no mercado digital.


As táticas de SEO Off-Page incluem:

– Construção de Marca;

– Menções à Marca;

– Marketing de Conteúdo;

– Redes Sociais;

Link Building (Quantidade/ Diversidade/ Contexto de Backlinks);

– Buscas Diretas.


Como Fazer SEO Off-Page?

O SEO Off-Page é atualmente uma das etapas mais críticas do processo de otimização de sites para os motores de busca, uma vez que o Google procura cada vez mais sinais externos de relevância para confirmar a classificação feita pelo seu algoritmo.


Na prática, os fatores de rankeamento do SEO Off-Page são:

– Popularidade (quanto mais links uma página recebe, mais relevante ela é para o motor de busca);

– Contexto (para o Google uma rede de links dentro de um mesmo tema faz muito mais sentido);

– Texto-âncora (texto dentro do site com um link que reencaminha o utilizador para outra página dentro do mesmo site. Ele deve ter relação com a página de destino e fazer sentido para o leitor);

– Confiabilidade (o rankeamento baseado na confiança);

– Menções.


Utilize O Guest Posts E O Co-Marketing

Os guest posts são artigos de convidados de outros sites e oferecem a possibilidade de publicar conteúdos noutros blogs que não sejam o seu. Normalmente, são convidados para escrever guest posts especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado. As vantagens alavancadas com a utilização de guest posts incluem:

– Alcançar uma nova audiência;

– Conseguir bons links;

– Posicionar-se como autoridade.


O Co-Marketing é um marketing partilhado por duas empresas, que tenham um mesmo público-alvo e que pretendem criar em conjunto, o que elas não conseguem fazer de forma isolada. Uma forma de aplicar este conceito passa pela escolha de um parceiro dotado de uma audiência relevante, que entenda o seu mercado de atuação e que disponibilize uma oferta complementar aos produtos ou serviços da sua empresa, mas que não seja um concorrente direto.


Aplique O Redirecionamento Nos Links Quebrados

As páginas de erro 404 são páginas que não têm conteúdo, podendo este ter sido apagado ou mudado de local.  Considerando este cenário, é prudente para um técnico de SEO, que detete este erro e o corrija, e para o fazer basta aplicar ao link desta página o “Redirecionamento 301”.


O redirecionamento 301 trata-se de um código inserido no link da página do erro 404 e que comunica com esse mesmo link para reencaminhar o utilizador para a página escolhida pelo SEO. Quer isto dizer que redireciona a página do erro para outra escolhida pelo técnico. No fundo, o SEO apodera-se de um link que dá erro para reencaminhá-lo para uma outra página do seu site.




Rejeite Backlinks Duvidosos


É frequente receber-se links indesejados no próprio site, ocorrência denominada por spam. Um técnico de SEO tem de estar atento a esta situação e analisar os links nos quais esta situação pode ocorrer, para que possa eliminá-los, sob pena do site fica linkado ao Google como não confiável.


A forma de tratar destes links reside em ir ao Google Search Console: https://search.google.com/search-console/disavow-links, e negar estes links.

No entanto, antes de se proceder à eliminação automática dos links indesejados, é importante perceber se os links a eliminar são os corretos, devendo-se fazer uma segunda verificação, pois caso contrário o site poder ser comprometido. 



5 Ferramentas De SEO Off-Page Que Pode Utilizar





 

Conclusão

Existe muito mais por explorar no mundo do SEO: SEO Local, Palavras-Chave, Auditorias de SEO, Orçamento de Rastreamento, Migrações, AMP, CDN’s, entre outras técnicas de SEO. Todos os elementos descritos são uma combinação de SEO que fará com que o Google reconheça o seu site, mas existem muitos mais métodos e combinações. Conheça outras estratégias de SEO técnico aqui. 


Atualmente, muitas empresas precisam de resultados imediatos, mas a verdade é que não podem dar-se ao luxo de implementar SEO internamente enquanto alavancam com a prioridade do foco do seu negócio.  Se ainda não consegue dar conta destas etapas ou não tiver tempo para as colocar em prática, a Bringlink SEO garante que tenha a visibilidade e o crescimento da marca que merece.


Fale connosco, envie email para a bringlinkseo@gmail.com.



 

Referências


Ahrefs – Ferramentas SEO & Recursos para Crescer o Seu Tráfego. https://ahrefs.com/pt


Semrush – Marketing online pode ser fácil. https://pt.semrush.com/


Rock Content – Content Experiences your audience will love. https://rockcontent.com/


Resultados Digitais – Seu Portal de Marketing e Vendas. https://resultadosdigitais.com.br/


Marco Gouveia – Consultor de Marketing Digital? Marco Gouveia. https://www.marcogouveia.pt/


Oficina da Net – Site de tecnologia, smartphones, notebooks. https://www.oficinadanet.com.br/


SEO Fórum - SEO, ASO | Tráfego Pago, Markegint e Tutoriais. https://seoforum.com.br/


Agência Mestre – Marketing Digital: SEO, Inbound Marketing, Adowrds. https://www.agenciamestre.com/


Kinsta – Hospedagem WordPress Gerenciada Premium. https://kinsta.com/pt/


KingHost – Hospedagem de Sites Ltda. Wiki hospedagem de sites. https://king.host/wiki/


Pedro Dias – Consultor em Otimização e Marketing Digital. https://www.pedrodias.net/


Hubify – Agência de Marketing Digital de Performance. https://hubify.com.br/

bottom of page