top of page

Na Prática: Como Resolver O Erro Canónico No WordPress [2023]

Neste artigo vamos abordar o erro canónico que surge em todos os sites. O que se passa atualmente é que existe muita informação que se sobrepõe uma à outra, dentro do próprio site. A alimentação dos sites com novos post’s e páginas acaba por ser sempre em volta do mesmo tema e devido a esse facto, muitas páginas, post’s e até mesmo, a colocação de factsheets digitais ou PDF’s/imagens têm muito conteúdo semelhante entre si. O google percebe que existe URL’s canónicas semelhantes e vai eleger uma delas como sendo a principal. Essa escolha é normalmente feita para a página que foi construida em primeiro lugar, podendo não ser esta a melhor escolha, cabe ao profissional de SEO resolver este erro canónico da melhor forma.




Canonização

A primeira forma onde vemos o erro canónico é no domínio do próprio site, este pode ser acedido por múltiplas combinações de URL’s, por exemplo:


Como já percebemos, este processo irá tornar-se num erro canónico para o Google. A for­ma mais fácil de ver como o Google index­ou uma pági­na é usar a fer­ra­men­ta de inspeção de URL’s no “Google Search Con­sole”, este mostrará o URL canóni­co sele­ciona­do pelo Google. Ou aceder ao Software gratuito “Screaming Frog” para identificar as URL’s canónicas com erros e poder assim resolver o problema.






Existe três formas de resolver o erro canónico nos sites:

  • Através do .htaccess;

  • Organizando os links do site de forma manual, através do header de cada página;

  • Utilizando plugins, caso estejamos no wordpress, como o “Rank Math”.

1ª opção: no .htaccess, de www para não-www, coloca-se o seguinte código:


RewriteCond %{HTTP_HOST} ^mestreseo\.com\.br [NC]

RewriteRule (.*) https://www.agenciamestre.com/$1 [R=301,L]


2ª opção: de forma manual, no header de cada página, através das tags canónicas, que informam aos motores de busca, que aquele URL em questão é a cópia principal da página: rel = “canonical”:


<link rel=”canonical” href=”https://www.website.com/pagina/” />


3ª opção: no wordpress poderá utilizar os plugins como o “Rank Math”, para fazer estas canonizações, em qualquer página ou post, vá para a aba ‘avançado’ da meta caixa do Rank Math, aceda ao campo e defina o URL canónico para essa mesma página.





 

Conclusão

O principal a saber, quando estamos a resolver este problema canónico, é que primeiramente, temos de definir qual é o URL que queremos utilizar, e a seguir colocá-lo em todas as páginas que contenham este erro, e que são semelhantes entre si.


Atualmente, muitas empresas precisam de resultados imediatos, mas a verdade é que não podem dar-se ao luxo de implementar SEO internamente enquanto alavancam com a prioridade do foco do seu negócio.  Se ainda não consegue dar conta destas etapas ou não tiver tempo para as colocar em prática, a Bringlink SEO garante que tenha a visibilidade e o crescimento da marca que merece.


Fale connosco, envie email para a bringlinkseo@gmail.com.


 

Referências




bottom of page