top of page

Na Prática: Como Colocar A Tag Hreflang No Site, Passo A Passo [2023]

No artigo anterior abordamos o erro canónico e em parte, esse erro têm, muitas das vezes, que ver com a má colocação das Tags Hreflang no site, pois o Google não reconhecendo que este possa estar em diversas línguas (ser internacional), coloca as páginas com o erro canónico. A Tag Hreflang é o que permite demonstrar ao Google que existem muitas páginas com o mesmo conteúdo, mas em línguas diferentes, sejam essas a Portuguesa, Inglesa, Espanhola, etc.




Tag Hreflang

Com o avanço da globalização e com a expansão das empresas pelo mundo, os sites necessitam cada vez mais de demonstrar múltiplas linguagens. Isso deve-se ao fato de que as pessoas em todo o mundo podem ter interesse nos seus produtos ou serviços, pelo que cada idioma deve ter o seu próprio conteúdo. O principal cuidado que os técnicos de SEO devem ter num projeto multilíngua é as relações “de – para”.


Por exemplo, estando numa página sobre “SEO Global PT”, quando o utilizador clicar na bandeira inglesa, o site terá de reencaminhar diretamente para a página de “Global SEO EN”, sem que o utilizador tenha de voltar à homepage de novo, e só depois para a página em questão. Fazer esta proeza torna-se possível através da Tag Hreflang. 


Hre­flang é um atrib­u­to HTML uti­liza­do para especi­ficar o idioma e a seg­men­tação geográ­fi­ca de uma pági­na da web. A Tag Hre­flang infor­ma os motores de busca, como o Google, sobre essas vari­ações. Se estiver no wordpress também poderá utilizar diversos plugins que fazem esta conversão, o plugin “WPML” é uma boa solução paga, pois permite estabelecer a ligação “de – para”, mas possibilita a edição manual do conteúdo por parte do técnico/administrador. Também poderá utilizar plugins como “Hreflang Manager Lite”, “Gerente Hreflang“ ou “Polylang“, este ultimo é gratuito e também manual, uma ótima escolha para sites wordpress sem muitos gastos.




Caso pretenda adicionar as Tags Hreflang manualmente é necessário colocá-las no código do cabeçalho de cada página (no <head>), ou também poderá colocar em botões de referência, como PDF’s, com esta estrutura:


<link rel=”alternate” href=”http://dominio.com/”hreflang=”pt-pt”/>

<link rel=”alternate” href=”http://dominio.com/fr/”hreflang=”pt-fr”/>

<link rel=”alternate” href=”http://dominio.com/en/”hreflang=”en-us”/>


Desmistificando:

  • link rel=“alternate” = significa que o link nesta tag é uma versão alternativa da página;

  • href=“ http://dominio.com/” é onde pode encontrar essa página alternativa;

  • hreflang=“ en-us” é o idioma escolhido.

O porquê do uso de /”hreflang=”pt-pt” ou /”hreflang=”pt-br“?!, Pois o Google recomenda a autorreferência de Hreflang nas suas diretrizes, os atributos Hreflang têm de referir todas as versões alternativas que o site possa ter, se não os mecanismos de pesquisa podem acabar ignorando ou interpretando as tags incorretamente.





 

Conclusão

Hreflang é importante para todos os sites que queiram disponibilizar os seus serviços ou produtos noutras línguas, hoje em dia a língua mais falada é o Inglês, mas cada empresa pode querer ou ter departamentos noutras partes do mundo, e convém sempre expor no site, todas as línguas que possam estar a ser trabalhadas internamente, isto para dar a reconhecer aos clientes, que a empresa têm estatuto e está diversificada pelo mundo, é internacional.


Atualmente, muitas empresas precisam de resultados imediatos, mas a verdade é que não podem dar-se ao luxo de implementar SEO internamente enquanto alavancam com a prioridade do foco do seu negócio.  Se ainda não consegue dar conta destas etapas ou não tiver tempo para as colocar em prática, a Bringlink SEO garante que tenha a visibilidade e o crescimento da marca que merece.


Fale connosco, envie email para a bringlinkseo@gmail.com.


 

Referências



bottom of page